19. Aristides, 59 anos, está prestes a se aposentar e possui um patrimônio moderado, majoritariamente composto por imóveis e alguns ativos financeiros. Sua principal preocupação é garantir o bem-estar de sua esposa, Verônica, 55 anos, e de seu único filho, Miguel, de 15
anos, caso venha a falecer. Aristides possui um VGBL que será uma parte importante de sua renda de aposentadoria. Ele busca minimizar o impacto tributário e garantir que sua família tenha liquidez de forma rápida.
Com base nas condições financeiras de sua família e na estratégia futura, Aristides deve optar por:
essa é a única opção que garante renda para Aristides, sua esposa e seu filho. Essa
renda seria recebida sem a necessidade de inventário, caso Aristides falecesse. Apesar de essa opção diminuir a renda de Aristides, é a que cumpre seu objetivo familiar. Cabe ressaltar que, na fase de acumulação de um fundo de previdência aberto (CD/CV), o investidor não tem que decidir, a priori, sobre a distribuição dos recursos. Essa decisão será tomada, apenas, no momento da aposentadoria, podendo escolher entre os diversos tipos de renda oferecidos pela instituição e que são normatizados pela SUSEP. O profissional demonstrou capacidade de determinar, no contexto de estruturas de planejamento sucessório, o plano de previdência complementar que melhor atinge os objetivos de sucessão.