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Simulado CPA-10 - Módulo 2

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1. Não é um exemplo de atividade que caracteriza a lavagem de dinheiro:

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2. De acordo com o Código de Distribuição da ANBIMA, na elaboração de publicidade e divulgação de materiais técnicos dos produtos de investimento, as instituições participantes devem produzi-los com

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3. É uma obrigação das instituições participantes determinada pelos Princípios Gerais do Código
de Distribuição da ANBIMA

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4. Marque o item que não representa um mecanismo relacionado à segurança e o sigilo das informações:

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5. Um gerente de uma instituição financeira NÃO poderá recomendar produtos ou serviços quando o cliente

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6. A lavagem de dinheiro corresponde à prática pela qual se inserem na economia formal recursos decorrentes de _________________, por meio da ocultação ou dissimulação de sua verdadeira origem.

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7. O procedimento adotado para aceitação de investidores através da análise e validação dos dados, visitas na residência ou trabalho e atualização cadastral periódica, é:

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8. Para concluir sobre a adequação do produto ou serviço aos objetivos de investimento do cliente é necessário verificar, no mínimo:

I. o período em que o cliente deseja manter o investimento;

II. as preferências declaradas do cliente quanto à assunção de riscos; e

III. as finalidades do investimento.

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9. Uma das formas de proteção contra questionamentos posteriores ao fim do relacionamento financeiro é:

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10. No processo de lavagem de dinheiro a fase de Integração caracteriza-se por:

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11. Os princípios gerais de conduta são declarações de deveres a serem observados pelas instituições participantes em relação ao desempenho da atividade de Distribuição de Produtos de Investimento. Qual das alternativas abaixo não é um princípio geral de conduta?

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12. Assinale a situação que não deve ser monitorada continuamente pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários):

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13. Segundo legislação aplicável o gerente não pode praticar a seguinte:

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14. O nome dado às regras e procedimentos adotados pelas instituições para conhecer seus investidores é:

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15. Uma instituição financeira divulgou o material publicitário sobre um novo fundo de investimento, porém foram identificadas algumas informações incorretas sobre as taxas de juros. O material foi produzido por um terceiro. Neste caso de que é a responsabilidade sobre o material divulgado incorretamente?

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16. Quanto ao descumprimento das obrigações das medidas de prevenção à lavagem de dinheiro, os agentes sujeitos às penalidades administrativas são o diretor responsável pela implementação e pelo cumprimento dessas medidas

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17. A marcação a mercado de um título busca refletir:

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18. Marque a alternativa que não está relacionada às normas e procedimentos de lavagem de dinheiro:

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19. Para a compatibilidade da situação financeira do cliente pessoa física e da oferta de um produto de investimento, no processo de API, um profissional deverá verificar

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20. As regras de suitability determinadas pela CVM são aplicáveis às recomendações de produtos ou serviços que sejam realizadas por meio de

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21. O horizonte de tempo é um importante fator para a tomada de decisão para um investimento. Assinale a alternativa incorreta:

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22. Assinale a alternativa incorreta relacionada aos 2 itens abaixo:

Item I – Legislação vigente

Item II – Código de Autorregulação da Anbima

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23. Um cliente com 80 anos, elevado patrimônio acumulado e baixo conhecimento financeiro solicita uma indicação de investimento. Marque a alternativa mais adequada a este perfil:

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24. O termo parâmetros de performance está relacionado a:

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25. Qual das alternativas abaixo não faz parte do cadastro do cliente que deseja operar com uma instituição financeira:

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26. Marque a alternativa que representa um exemplo de venda casada realizada por um gerente de uma agência bancária:

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27. O gerente comercial informa o cliente que só consegue aprovar um empréstimo se for contratado um título de capitalização. Nesta situação o gerente praticou:

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28. Ao praticar a lavagem de dinheiro, um indivíduo estará criminalmente sujeito

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29. Marque a ordem correta das fases de um processo de lavagem de dinheiro:

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30. O Suitability tem como objetivo avaliar a adequação entre o perfil do cliente e o produto ofertado. Assinale a alternativa que é uma vedação ao distribuidor quando recomenda produtos ou serviços:

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31. De acordo com as normas do BACEN e da CVM, considera-se um indício de crime de lavagem de dinheiro a realização de transações

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32. Assinale a alternativa que representa os objetivos do Código de Autorregulação para a certificação continuada:

I. Estabelecer princípios e regras de conduta para os profissionais que atuam na oferta de produtos de investimento

II. Promover a concorrência leal entre os participantes do mercado

III. Adotar práticas equitativas e uniformes entre os profissionais

IV. Disseminar a cultura de investimento em bolsa de valores

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33. Para definir a Situação Financeira do investidor, como parte do processo de verificar o perfil do investidor, estabelecido no Código de Distribuição da ANBIMA, a instituição deverá obter informações do cliente sobre
I. os tipos de produtos, serviços e operações com os quais o investidor tem familiaridade.
II. o valor e os ativos que compõem o seu patrimônio.
III. a necessidade futura de recursos declarada.
Está correto o que se afirma em

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34. Quanto aos prazos de atualizações, as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários são obrigados a promover a atualização das informações relativas ao perfil de seus clientes em intervalos não superiores a:

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35. O diretor responsável pela elaboração e observância das regras de suitability deve ter sua nomeação ou substituição informada _____________ no prazo de sete dias úteis.

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36. Quanto ao registro das operações dos clientes, as instituições financeiras são obrigadas a mantê-lo integralmente,

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37. Assinale as atividades acessórias que podem ser prestadas aos investidores conforme o Código de Distribuição de Produtos de Investimento:

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38. A conduta que consiste no ato de subordinar a venda ou prestação de um serviço à aquisição de outro bem ou utilização de outro serviço é denominada:

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39. No processo de lavagem de dinheiro a fase de colocação caracteriza-se por:

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40. Assinale o item que representa uma das finalidades do Código de Autorregulação da Anbima:

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41. É um objetivo do Código de Autorregulação para a certificação continuada:

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42. Um gerente oferece 2 produtos financeiros ao seu cliente. Qual tem a maior rentabilidade?

I. CDB com rentabilidade de 100% do CDI

II. Fundo de investimento que rendeu 105% do CDI nos últimos meses

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43. São exemplos de operações suspeitas para fins de prevenção à lavagem de dinheiro:

I. operações liquidadas em espécie com valores elevados

II. transferências privadas, sem motivação aparente, de recursos e de valores mobiliários

III. Créditos feitos para parentes

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44. O princípio conheça seu cliente (KYC) tem como objetivo

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45. Marque o aviso obrigatório que não está relacionado com a rentabilidade ou performance do fundo de investimento:

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46. Segundo a legislação o prazo mínimo de manutenção do registro das operações é de:

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47. Um cliente procurou determinada instituição financeira para obter empréstimo pessoal. O funcionário dessa instituição informou ao cliente que
I. poderá reduzir a taxa de juros no empréstimo pessoal, se ele contratar um seguro de proteção ao crédito, que lhe será oferecido por valor abaixo do habitual.
II. poderá lhe conceder o empréstimo, desde que ele contrate um seguro de proteção ao crédito.
Nesse caso, I e II representam, respectivamente, as práticas

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48. Um fundo de investimento menciona no seu prospecto a seguinte frase: “O fundo não conta com garantia do administrador do fundo, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou ainda do Fundo Garantidor de Crédito – FGC”. Esta menção significa que:

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49. É uma exigência mínima estabelecida pelo Código de Distribuição da ANBIMA para as instituições participantes

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50. Um cliente de um banco costuma realizar frequentemente transferências entre diversos tipos de contas com titularidades diferentes. No processo de lavagem de dinheiro estas transferências podem caracterizar que etapa:

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51. O cadastro dos dados dos clientes das instituições financeiras

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52. Fica vedado ao distribuidor recomendar produtos ou serviços quando o perfil do cliente não seja adequado ao produto ou serviço. Esta afirmação refere-se ao conceito de:

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53. Conforme as regras da CVM para a Análise do Perfil do Investidor (API), é permitido que um cliente realize uma primeira operação cuja recomendação lhe seja vedada, em função da ausência de preenchimento do API, desde que obtenha

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54. Para investidores idosos, são recomendáveis investimentos de

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55. A manutenção de um cadastro completo e atualizado dos clientes é uma atuação preventiva de responsabilidade:

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56. Em procedimentos e controles internos obrigatórios, determinados pelas regras de suitability, a instituição financeira é responsável por

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57. Assinale a alternativa correta em relação às atribuições do diretor responsável por controles internos nas instituições participantes:

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58. Um gerente de uma instituição financeira está dispensado do dever de verificar a adequação de produtos, serviços e operações ao perfil quando o cliente

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59. Um cliente pede ao seu gerente a emissão de uma TED no valor de R$ 250 mil para um destinatário, e diz que vai pagar o valor com dinheiro em espécie. O que o gerente deve fazer nesta situação:

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60. A atividade necessária à indicação adequada de produtos e serviços aos investidores conforme o seu perfil e situação financeira recebe o nome de:

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61. O material técnico deve conter, no mínimo, as seguintes informações sobre o produto de investimento, exceto:

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62. As instituições financeiras têm a obrigação de comunicar a ocorrência de determinadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro

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63. Pelas normas do BACEN, a partir de 2018, as instituições financeiras devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) as operações ou propostas de operações de depósito em espécie, saque em espécie ou saque em espécie por meio de cartão pré-pago, de valor igual ou superior a

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64. É o objetivo do selo Anbima:

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65. Para concluir se a situação financeira do cliente é compatível com o produto ou serviço deve verificar, no mínimo:

I. o valor das receitas regulares declaradas pelo cliente;

II. o valor e os ativos que compõem o patrimônio do cliente; e

III. a necessidade futura de recursos declarada pelo cliente.

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